Amo ciência e tecnologia. Qual graduação escolher?

Fevereiro 26, 2018
266 Views

Você é nerd e desde pequeno mostrou aptidão para ciência, aprendeu a consertar seu computador sozinho, fuçava todas as configurações do celular da sua tia, ou ficava horas a fio lendo a superinteressante da biblioteca da escola, certo? E agora quer tornar sua paixão em profissão, mas não sabe muito bem qual curso escolher. Fique calmo, nós vamos te ajudar!

Confira o perfil dos cursos que estão em evidência atualmente, o que cada um deles estuda e quais suas respectivas áreas de atuação.

Sistemas de informação

Se você sempre teve facilidade em utilizar computadores, tem grande interesse em entender a programação que roda por detrás dos softwares e apps que utiliza e gostaria de usar todo esse conhecimento num grande projeto, então esse curso é o que você procura. Sua formação é focada, principalmente, no desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação voltados à administração dos dados organizacionais.

Empresas tanto do setor público, quanto privado, possuem um setor de TI dedicado. O mercado para esse setor é de franca expansão e postos de trabalho não vão faltar a este profissional nos próximos anos.

Engenharia Química / Engenharia de Petróleo e Gás

Se as aulas de ciências no laboratório da escola eram suas favoritas, você vai adorar esses cursos. O engenheiro químico trabalha com os processos industriais que recorrem a transformações físico-químicas. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Já o engenheiro de petróleo e gás, além de seus conhecimentos em química, utiliza também técnicas de geologia e mineração para descobrir e explorar poços e jazidas de petróleo e gás natural. Ele ainda é preparado para acompanhar a produção e o beneficiamento do material extraído, gerenciar sua comercialização e transporte.

Em qualquer projeto de extração de petróleo, sua presença é fundamental. Seja onde for, é responsável pela segurança do pessoal e do meio ambiente, prevenindo os riscos das operações, como vazamentos em plataformas e explosões.

Biomedicina

Talvez seu forte não seja os números, mas ainda assim você é fascinado por qualquer forma de vida e como estas interagem umas com as outras. Se esse é o caso, Biomedicina é sua cara.

Voltado para a pesquisa na área de saúde, seja humana, animal ou das plantas, o biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga formas de tratamento.

Trabalha ainda com análises hematológicas (do sangue) e moleculares, produção de bioderivados (produtos obtidos a partir de matérias-primas vegetais) e na pesquisa e no controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia, como os alimentos.

Uma área recente e que tem demandado profissionais é a da bioinformática, campo do conhecimento que usa recursos computacionais para construir modelos de moléculas que compõem os seres vivos. Esses modelos são importantes porque podem ser usados para entender a origem das doenças e, assim, auxiliar no desenvolvimento de medicamentos para tratá-las.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sistemas de novo? Calma, vou te explicar a diferença. Enquanto o profissional em SI tem sua formação voltada para a área de negócios, isto é, para solucionar problemas empresariais, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem sua formação mais abrangente, aprendendo sobre análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, suporte de produtos de apoio e/ou desenvolvimento de apps ou jogos. Além do mais, o curso tem menor duração, apenas dois anos e meio.

Vale dizer que o mercado de games gerou 1,25 bilhões de reais em 2016, só no Brasil, então é uma boa hora para aprender a desenvolver seus próprios jogos.

Se você se interessou em algum desses cursos, vai ficar feliz de saber que são oferecidos aqui em Manaus pela Uninassau. Você pode ingressar através do vestibular, utilizando sua nota do ENEM, através de transferência de outra instituição ou como portador de diploma, caso já tenha concluído outra graduação. Para inscrever-se é muito fácil, basta acessar https://vestibular.uninassau.edu.br/

ESTA PUBLICAÇÃO É UM OFERECIMENTO DA UNINASSAU

 

You may be interested

Jessie J: com muita representatividade, assista “Queen” novo single da cantora.
Música
9 Compartilhamentos54 Visualizações
Música
9 Compartilhamentos54 Visualizações

Jessie J: com muita representatividade, assista “Queen” novo single da cantora.

Diego Augusto Durante - Maio 18, 2018

Se engana quem acha que Jessie J está sumida! Pouco tempo atrás a cantora participou do programa chines SINGER e…

Christina Aguilera liberou “Fall In Line” parceria com Demi Lovato!
Música
37 Compartilhamentos119 Visualizações
Música
37 Compartilhamentos119 Visualizações

Christina Aguilera liberou “Fall In Line” parceria com Demi Lovato!

Diego Augusto Durante - Maio 16, 2018

A espera acabou! Christina Aguilera está liberando uma faixa por semana do seu próximo disco "Liberation" e a mais nova…

Christina Aguilera está de volta com “Accelerate”, ouça:
Música
62 Compartilhamentos257 Visualizações
Música
62 Compartilhamentos257 Visualizações

Christina Aguilera está de volta com “Accelerate”, ouça:

Diego Augusto Durante - Maio 3, 2018

Prontos para um tiro bem dado? A cantora Christina Aguilera estava sem lançar um material pessoal desde 2012 (Lotus), são…